Mundo

Polícia antiterror vai avaliar 'sabotagem' a trens na França

PARIS (Reuters) - A polícia antiterrorismo da França deve abrir investigação sobre uma série de incidentes em que as linhas de energia dos trens de alta velocidade TGV parecem ter sido sabotadas no último fim de semana, disse um magistrado nesta segunda-feira.

O magistrado do Departamento de Oise, perto de Paris, responsável pelo caso, disse que um dossiê foi entregue ao gabinete do procuradoria de Paris, que por sua vez deve entrar em contato com a seção antiterrorismo.

O envolvimento do departamento antiterror não necessariamente significa que um grupo terrorista seja suspeito de provocar os incidentes. A suposta sabotagem requer conhecimento específico e familiaridade com a operação das linhas de força.

Os maquinistas fizeram uma greve na semana passada, pedindo condições de trabalho mais flexíveis, mas o chefe de um dos maiores sindicatos ferroviários rejeitou as sugestões de que trabalhadores da malha ferroviária possam ser responsáveis pelas ações.

"Não imagino nem por um instante que funcionários ou ex-funcionários da ferrovia tenham feito isso", disse ele à rádio Inter France. "Isso seria incompreensível".

Atrasos sérios aconteceram no fim de semana, quando a energia foi cortada nas barras de metal atadas ao cabos elétricos dos trens.

A administração da SNCF, operadora nacional das ferrovias francesas, disse no domingo que as ações, que não ameaçaram a segurança dos passageiros, parecem ser sabotagens coordenadas.

Bernard Aubin, secretário federal do sindicato da CFTC Transportes, disse que somente um número limitado de pessoas poderia ter feito aquilo.

"Não é provável que esses crimes cometidos em vários pontos da linha seja trabalho de amadores", disse ele em um comunicado. "Somente aqueles que estão acostumados a trabalhar com alta tensão poderiam fazer isso sem arriscar suas vidas".

Os trens TGV são geralmente muito pontuais na França, mas sofreram com uma série de incidentes recentes. Alguns parecem relacionados à problemas de infra-estrutura, mas os problemas de sábado foram o segundo caso de vandalismo neste mês.

No dia 1o de novembro, milhares de passageiros do oeste da França sofreram com os longos atrasos ou cancelamentos das viagens devido a uma falha nas linhas de energia, o que aparentemente foi causado por um vândalo armado.

(Reportagem de Thierry Leveque)